Você esta desperto para natureza a sua volta?
Você já se pegou andando na rua de cabeça baixa, olhando para o celular? Já viu alguém almoçando na companhia dos eletrônicos?
Enquanto as pessoas estão submersas nesse mundo virtual, o mundo real é visto através das fotos.
Quando alguém diz que a lua está linda, corremos para pegar o celular para fotografar aquele momento. E de tanto registrar em fotos, deixamos de registrar no coração.
Perdemos a chance de aproveitar aquele momento plenamente, ficamos meio lá e meio cá, sem estar por inteiro na vida real.
A correria do dia a dia e o excesso de estímulos tem nos distanciado da natureza a nossa volta.
Estamos perdendo a capacidade de observar, de estar presente.
Antigamente, sentar na calçada para olhar o tempo, conversar com quem passava era normal.
Das observações do mundo, surgiram várias frases que usamos até hoje, mas que por não termos vivenciado de corpo e alma esses momentos, acabamos repetindo quase como jargões.
Por isso hoje eu quero trazer uma reflexão para te ajudar a observar melhor o mundo.
Quero que você repare sempre que utilizar uma dessas muitas frases e fique presente para o real significado delas.
“Você colhe o que você planta”
Quantas vezes ouvimos e falamos essa frase sem nem imaginar aquela sementinha de feijão, crescendo, florindo e produzindo mais feijão… Quantas vezes esperamos um resultado lá na frente sem ter cultivado aquela sementinha. Olhe ao seu redor e veja quantas coisas estão brotando, pense o que na sua vida está precisando de uma poda e o que precisa ser adubado. Cultive bons hábitos e sentimentos.
“Hoje corri tanto que não parei nem para respirar”
Essa frase tem a variação do “hoje não fui nem ao banheiro”. Quantas necessidades básicas estamos deixando para depois por não ouvirmos o nosso corpo. Ele é a nossa casa e estamos deixando para depois. Parar para respirar significa ter um momento só seu de sentir o seu corpo, perceber toda a sua importância. Quando falar esta frase, pare e respire, sinta o ar entrando e saindo. Inspire os sentimentos bons e expire o medo e as dificuldades, deixando ir o que já esteve em você por tempo demais.
“Quem deseja ver o arco-íris, precisa aprender a gostar da chuva”
Para realizar os seus sonhos, é preciso também fazer tarefas que não são tão agradáveis. Aceitar que “nem tudo são flores” é a melhor maneira de tornar o que antes parecia ruim em algo mais prazeroso. Qual foi a última vez que você, literalmente, foi na chuva? Será que ela é mesmo incômoda ou pode ser bem vinda? Imagine-se na chuva, viva esse momento, sinta o cheiro de terra molhada, a agua no seu corpo e mentalize a beleza do arco-iris. Feito esse exercício, extrapole para a sua vida: qual tarefa desagradável você pode transformar em uma experiência positiva?
“De grão em grão, a galinha enche o papo”
Essa frase eu adoro, porque na hora me vem a mente as galinhas ciscando e bicando minúsculos grãozinhos que encontra pelo chão. Na hora me vejo na roça, cercada de verde, contemplando ao redor. No fim do dia elas estão com o papinho cheio. Não deixaram de comer porque acharam o grão pequeno demais, ao invés disso foram devagar e sempre e agora estão satisfeitas. Não deixe de fazer nada porque acha que está fazendo pouco. Cada pouco é uma parte de algo maior que você pode alcançar se não desistir.
Qual é a minha sugestão então?
Simples, toda vez que você ouvir ou falar uma frase com elementos da natureza, pare para imaginar a cena, assim você ficará desperto para os fenômenos que acontecem ao seu redor. Tenho certeza que só de ler esse texto, você vai ver com outros olhos quando alguém te disser que “depois da tempestade vem a bonança”.
Já vou até deixar aqui algumas frases para você soltar a imaginação.
“Onde há fumaça há fogo”
“Apressado come cru e quente”
“Devagar se vai ao longe”
“Quem semeia vento, colhe tempestade”
“Saco vazio não para em pé”