Cultura bastante versátil que fermenta líquidos ricos em carboidratos  e é conhecido também por outros nomes, como “Tibicos”, “Tibis”, “cristais Tibetanos”, dentre outros. O mais usual é fermentar água com açúcar, mas também cresce bem em sucos de frutas, mel, água de coco, leites de soja, amêndoas ou arroz.

O Kefir de água é uma comunidade simbiótica de bactérias e leveduras que formam pequenos grânulos translúcidos e devido à semelhança do nome e da apresentação de grãos, muitos supunham que tinham alguma relação com o Kefir de leite, mas eles não tem qualquer proximidade. Um estudo da flora microbiana do Kefir de água descobriu que eles apresentam principalmente bactérias ácido-lácticas, com uma pequena proporção de leveduras. Uma bactéria em particular deve ser nomeada, o Lactobacillus hilgardii, uma vez que é quem produz o gel polissacarídio onde a colônia se estabelece.

Por se tratar de um alimento vivo, é importante que se utilize recipientes e utensílios limpos, evitando o uso de objetos metálicos. Esta fermentação é muito simples, bastando misturar uma xícara de açúcar em 2 litros de água e acrescentar 2 colheres de sopa cheias dos grão de Kefir de água (cerca de 30ml) e uma pequena quantidade de frutas secas ou frescas e deixe fermentar por 2 a 3 dias. Após, seguida retire as frutas, coe os grãos e transfira-os para um recipiente limpo para reiniciar o processo. O líquido drenado agora é transferido para uma garrafa plástica e hermeticamente fechado para que o gás produzido não seja perdido (é importante apertar a garrafa para evitar que fique muito cheia e exploda). Quando a garrafa ficar rígida coloque-a na geladeira e você terá um delicioso refrigerante natural!!

O crescimento da quantidade de grãos é constante e a quantidade de líquido e açúcar deve acompanhar. Caso você esteja com uma produção excessiva, você pode doar um pouco da colônia ou guardar em geladeira para que tenha um crescimento mais lento. Evite deixar sem alimentar em geladeira por mais de 15 dias se você não quiser perdê-lo. Para armazenar por mais tempo, é interessante desidratar ao sol ou congelar os grãos coados.

Experimente fazer elixires fermentados de ervas, chás, sucos ou o que mais inventar!!