Horta comunitária

Horta comunitária
Horta comunitária 2018-07-25T09:43:12+00:00

Hortas comunitárias em centros urbanos são uma ótima opção para quem quer consumir produtos orgânicos, quer ter contato com a terra, mas não quer ser o único responsável por aquelas vidinhas. Montar uma horta na área comum do condomínio é uma ótima solução, pois além de promover a agricultura orgânica, contribui para a estética do local e serve como atividade de lazer para os moradores.

O condomínio deve ser entendido como uma célula da sociedade, responsável pela construção coletiva de soluções para os problemas do bairro, da cidade, do estado, país.. Os moradores precisam se envolver e criar soluções para um mundo mais sustentável. Desta forma, é preciso planejar bem as ações e orientar os participantes para que qualquer atividade seja duradoura.

É fundamental entender que o treinamento e a continuidade dos processos é essencial para o envolvimento dos moradores, uma vez que não adianta pedir que o lixo seja separado se depois ele é colocado na rua todo misturado, assim como não é interessante lavar a calçada e pedir que as pessoas tomem banhos mais rápidos.

Os projetos sustentáveis devem ser implantados de forma lenta e contínua, para apresentar resultados consistentes e aumentar o engajamento dos moradores. O síndico será a figura de interface entre os moradores e os projetos, sendo importante que haja a sensibilização do mesmo à causa e transferência deste entendimento aos demais.

Para implantar a horta comunitária é necessário seguir alguns passos. O primeiro dele é difundir a idéia entre os moradores e aprovar a iniciativa em uma assembléia geral. A partir daí já estamos aptos a iniciar o projeto de implantação. Nesta fase a Conviverde vai até o local para escolher o lugar mais apropriado, levando em consideração a incidência solar, ventos e padrão estético.

Sugerimos, nesse momento, que seja também implantado o sistema de compostagem, para que o lixo orgânico produzido pelos moradores seja transformado em adubo de alta qualidade para a horta, reduzindo os custos de manutenção e também o lixo entregue à prefeitura.

O próximo passo é dimensionar o tamanho da horta e definir quais espécies serão plantadas, levando em conta as preferências de consumo, as necessidades das plantas e frequência de manutenção prevista para aqueles canteiros. A Conviverde então faz a implantação dos canteiros e a oficina de horta e compostagem em data escolhida pelos moradores.

Após o plantio, são definidas as regras para o bom funcionamento da horta, indicando os responsáveis pelas regas, replantio, observação e controle de pragas. A colheita pode ser feita sempre que os moradores sentirem necessidade ou fazer os eventos de colheita, dependendo das espécies plantadas. É possível também que nessa interação entre vizinhos alguém decida fazer a colheita e deixar à disposição dos moradores, gentileza nunca é demais.

A manutenção da horta, prevenindo pragas e fazendo o replantio de algumas espécies não perenes, pode também ser terceirizada à Conviverde. Isso gera uma segurança no início da implantação, visto que ter alguém com conhecimento dando as coordenadas, faz com que o processo seja mais fácil e leve. O nosso manejo é feito com técnicas sustentáveis e agroecológicas.

Ao se iniciar as práticas sustentáveis o condomínio acaba se interessando por outros projetos visando a redução dos custos e a pegada ecológica, como por exemplo: uso de sensores de presença, que evitam as luzes permanentemente acesas, coleta de água de chuva, reciclagem, vistoria e manutenção elétrica e hidráulica e otimização de processos.

ENCOMENDE SUA HORTA COM NOSSO PARCEIRO!