Encontre

Encontre
Encontre 2018-07-25T10:19:46+00:00

Horta

Existem muitas hortas espalhadas pela cidade, aqui você encontra qual está mais perto de você. A Conviverde visita estes locais para te contar o que você pode fazer lá: é um local para apenas comprar as hortaliças frescas? é possível acompanhar o crescimento das plantas? é uma horta comunitária em que você pode plantar? Conhecendo o local é possível estabelecer esse contato com a natureza na sua medida.

As hortas contribuem para um ambiente mais saudável e equilibrado. Pequenas experiências em cultivo são capazes de trazer uma sensação de prazer e bem-estar, além de nos fornecer um alimento mais saudável e saboroso.

Sabe de alguma horta em seu bairro? Conte para gente que faremos uma visita!

Orgânicos

Em Belo Horizonte existem diversos pontos de venda de produtos orgânicos, seja em locais fixos, seja em feiras e bancas temporárias. A Conviverde mapeia estes vendedores para você poder comprar mais perto de sua casa.

Por que comprar orgânicos?
Estudo publicado em 2012 concluiu que consumir orgânicos reduz a exposição a pesticidas e bactérias resistentes a antibióticos. Ao consumir orgânicos você desestimula o uso de defensivos agrícolas, reduzindo a poluição do ambiente e a exposição dos trabalhadores aos agrotóxicos.

Pensando na cadeia produtiva, a agricultura biodinâmica valoriza a reciclagem dos materiais orgânicos, melhora a estrutura e a fertilidade do solo, reduz a incidência de pragas e melhora a saúde do homem e dos animais. Desta forma, o alimento que inicialmente parece mais caro, acaba sendo mais viável economicamente devido à redução nos gastos com despoluição, tratamento de doenças, compra de adubos e defensivos químicos.

Finalmente, devemos lembrar as vantagens do consumo local, reduzindo as emissões de carbono do transporte das mercadorias, fazendo o dinheiro girar localmente e incentivando a produção mais verde. O consumo consciente deve ser visto como um todo, pois a compra de um orgânico importado não é necessariamente uma opção melhor que de uma fruta sazonal local. Temos muito ainda que avançar para chegar no consumo ideal, mas a cada escolha que fazemos reduzimos nossa pegada ambiental.

Se você deseja consumir produtos orgânicos da estação e apoiar os agricultores de sua região, você precisa conhecer o programa CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura). Você financia estes produtores e recebe semanalmente uma cesta de hortaliças e produtos agroecológicos fresquinhos. Consumidor e produtor estão em contato direto, criam laços de confiança e praticam preços mais justos!

CONHEÇA O PROJETO CSA BRASIL
CONHEÇA A INICIATIVA EM BELO HORIZONTE

Encontre no mapa uma feira perto de sua casa!