A Grande Virada

A Grande Virada

O que a greve dos caminhoneiros pode nos ensinar sobre Permacultura?

A falta de combustível, de insumos e produtos, a suspensão da coleta de lixo, a dificuldade de transporte e os demais transtornos causados pela greve nos mostram como somos dependentes do petróleo.

Marion King Hubbert escreveu em 1956 a teoria sobre o pico do petróleo,  em que previa a chegada da época de escassez deste recurso.

Em 2003 foi publicado pela Industry Database um gráfico de produção mundial de petróleo que confirma que o pico de produção de todas as reservas mundiais já foi atingido e que em 2010 a produção entrou em declínio.

Várias pesquisas tem sido feitas visando substituir o petróleo como fonte de energia, mas, apesar dos esforços, as fontes alternativas existentes ainda não conseguem sustentar o consumo energético atual.

Fonte:Forum Social do Desenvolvimento Sustentável, Campinas, 2008

David Holmgren, cocriador da permacultura, descreve o atual momento como “A Grande Virada”, momento em que a comunidade se mobiliza para uma descida lenta e gradual na busca de uma sociedade de baixa energia. Este momento político-econômico do Brasil nos mostrou como seria se esta ruptura fosse abrupta, sem prazo para adaptação.

A opção pela sustentabilidade auxilia nessa descida gradativa e passa principalmente pela conscientização. Será que é tão difícil essa mudança? Aqui estão algumas dicas para te ajudar nessa transição:

  • Use recursos locais,
  • Apoie projetos de hortas urbanas e produtores locais,
  • Economize,
  • Opte por energias renováveis,
  • Reaproveite,
  • Faça escolhas conscientes,
  • Consuma menos,
  • Feche os ciclos (recicle, composte…)

Já pensou como seria o impacto da greve caso seu alimento fosse produzido no seu bairro, se seu lixo orgânico fosse tratado localmente, se você não precisasse se locomover tanto para trabalhar… Sim, não podemos viver isolados, precisamos pertencer ao mundo e absorver o que há de melhor nele, mas será que precisamos de tanto?

2018-05-29T11:56:14+00:00